- Área: 175 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Paula Monroy
-
Fabricantes: Lfalum
Descrição enviada pela equipe de projeto. Sobre a borda costeira emerge a vegetação nativa, os cursos de água e os bosques de eucalipto onde a paisagem... fala, dando lugar a contemplação. Premissas que configuram a residência Tunquén, a 160 km da cidade de Santiago.
Com a necessidade de maximizar as vistas, permitir a maior entrada de luz natural e protegê-la dos efeitos climáticos, propõem-se uma volumetria dividida, assentada no terreno cujo terraço é construído sobre pilotis de concreto emoldurando as vistas dos seus vizinhos, o santuário da natureza e o mar no horizonte.
A modulação dessa moradia familiar para quatro integrantes (um casal jovem e duas crianças) conforma o coração do volume, um amplo pé-direito duplo que permite definir os diferentes graus de privacidade. No térreo, os diáfanos e flexíveis espaços comuns, a cozinha, sala de estar e jantar dão lugar ao protagonista, o terraço frontal.
As áreas privativas estão localizadas no primeiro pavimento, juntamente com o próprio acesso à residência. A conexão entre espaços é atravessada por uma ponte que imediatamente diverge frente a altura dupla, pelo lado esquerdo, a escada com estrutura em balanço e pelo outro a sala de estar e dormitório principal, volume com orientação nordeste que atrai no primeiro plano a vista ao mar.
Para dar continuidade à paisagem, desde o acesso e de todas suas vistas, a madeira se torna material significativo, tanto como matéria nobre e cálida, como elemento estrutural. Fiel a linha construtiva antes empregada e a configuração dessa, a utilização do revestimento horizontal faz com que a fachada ventilada permita maior isolamento térmico.
A residência Tunquén sintetiza atos cotidianos da vida familiar e a constante busca pelo o que a paisagem quer nos dizer.